Em Canoas, Coren-RS acompanha impacto na assistência de pacientes no Gracinha após fechamento do HPSC

O Coren-RS está atento aos últimos acontecimentos envolvendo a área da saúde em Canoas. Na tarde desta sexta-feira, 06 de junho, representantes do Conselho, preocupados com a assistência aos pacientes e com a segurança dos profissionais de Enfermagem, se reuniram com a diretoria do Hospital Nossa Senhora das Graças, o Gracinha. A instituição assumiu a demanda do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) após o encerramento do termo de colaboração entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS), ocorrido na última quarta-feira, 04 de junho. O IAHCS era responsável pela gestão do HPSC.

A conselheira Ana Elisa Ferreira de Freitas; a coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), Graziela Hax; e a assistente de coordenação do Defisc, Muriel Viegas e Silva, estiveram com a diretora assistencial do Gracinha, Luciana Andretta. Foi constatado que o atendimento tem sido garantido à população, inclusive com redimensionamento das equipes de Enfermagem e a contratação de cerca de 100 novos trabalhadores, incluindo profissionais oriundos do HPSC. “O Coren-RS seguirá acompanhando de perto a situação, com o objetivo de garantir que a assistência à população de Canoas não seja interrompida e que os profissionais de Enfermagem tenham suas condições de trabalho preservadas, com segurança e respeito aos seus direitos”, destacou Ana Elisa. 

De acordo com a Prefeitura de Canoas, a extinção do vínculo com o IAHCS decorre da não prorrogação do termo de colaboração, que venceu em 27 de março deste ano. 

Fonte: Setor de Comunicação e Eventos – Coren-RS
Jornalista Ronan Dannenberg
DRT/RS 13.181